Proteínas Hidrolisadas

O processo é utilizado na transformação de derivados de carne e coproduto animal. As proteínas são submetidas a um processo de hidrólise (quebra das cadeias de proteína) por enzimas digestivas, o que resulta na formação de peptídeos, cadeias curtas de aminoácidos. O resultado é um material de alta palatabilidade e funcionalidade. A digestão é facilitada e as proteínas são absorvidas com mais facilidade pelo organismo. O processo enzimático exige uma engenharia de alto nível de automação de controle, equipamentos fabricados com aço inoxidável e coprodutos frescos e higienicamente seguros, que são trabalhados em baixas temperaturas, evitando a desnaturalização das proteínas.

Insumos

  • Coprodutos de carne de aves, suínos e bois
  • Penas de aves
  • Pele de mamíferos
  • Fígados de bois e suínos
  • Retalhos de desossa de carne
  • Coprodutos de peixe

Processo

As proteínas são submetidas a um processo de hidrolisação por enzimas digestivas.

Esse processo resulta na formação de peptídeos, cadeias curtas de aminoácidos.

São consideradas proteínas hidrolisadas quando inferiores a 10.000 daltons.

Benefícios e vantagens

1

Alto nível de conversibilidade devido ao alto percentual de digestibilidade (95% a 99% em diluição de pepsina 0,0002%).

2

Presença de aminoácidos essenciais durante a digestão, que facilitam um crescimento eficiente e equilibrado.

3

Melhora a saúde do animal, devido aos efeitos nutracêuticos metabólicos e fisiológicos, reduzindo a necessidade de fármacos.

4

Melhora a palatabilidade em mamíferos pela quebra controlada de ligações peptídicas.

5

Alto nível de funcionalidade, o que facilita a mistura e a homogeneidade com outras substâncias alimentícias.

Aplicações

Alimentação Animal

O produto final pode ser usado na indústria de pet food, na aquicultura, na alimentação de leitões e animais em crescimento e como palatabilizantes e ingredientes para animais de corte. O processo garante maior valor agregado: as vísceras de frango provenientes de frigoríficos, por exemplo, têm 15% de proteínas, 15% de gordura e 5% de material mineral. O resultado final é um hidrolisado de proteína, altamente utilizado na produção de rações.

Alimentação Humana

Uma alternativa que possibilita aumentar o valor agregado é a utilização de matérias-primas classificadas para o consumo humano. A partir da gordura de peixe, por exemplo, pode-se obter o ômega 3. O colágeno hidrolisado traz diversos benefícios para a saúde: garante a firmeza de músculos e tecidos, mantém a elasticidade da pele e fortalece unhas e cabelos. A ausência da substância no organismo leva ao aparecimento de rugas, a problemas nas articulações e à flacidez da pele.

Componente Nutracêutico

As proteínas hidrolisadas podem ser utilizadas em suplementos desenvolvidos para necessidades específicas de atletas, idosos e pessoas com deficiências nutricionais. Com alto valor proteico, o produto contém nutrientes essenciais para o organismo. Os suplementos oferecem os benefícios da proteína da carne, sem o efeito indesejado das gorduras, e são indicados para manter a energia e adquirir massa muscular.

Indústria Cosmética

O colágeno hidrolisado é amplamente utilizado pela indústria para a produção de cosméticos. Isso garante maior valor agregado ao produto final. A substância contém vitaminas, aminoácidos e sais minerais que compõem produtos para pele, unhas e cabelos. Os produtos retardam o envelhecimento e melhoram a elasticidade e a firmeza da pele.

Suporte para
desenvolvimento de Mercado

O objetivo da Kontinuer é ser uma das líderes no conhecimento e na implementação de processos de reciclagem de proteínas, trabalhando em conjunto com os clientes. Além dos processos enzimáticos aqui apresentados, outros estão disponíveis sob consulta, como a obtenção de gelbone para a obtenção de osseína, obtenção de colágeno e produção de gordura de peixe comestível para a produção de ômega 3.

 

Fale conosco

Nós usamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.

OK